quarta-feira, 18 de maio de 2011

Não a competição santa

Muitos argumentam que uma competição santa pode ajudar o reino de Deus a crescer. O problema é que o espírito de competição não está de acordo com o Espírito de Cristo. De nada adianta levar a igreja a crescer se as pessoas continuarem com o espírito do mundo. Saul é um exemplo de alguém que se deixou levar pelo espírito de competição. E o resultado é que, por causa disso, um espírito maligno entrou em sua vida.

O resultado da competição

Mas qual o problema de permitir o espírito de competição dentro da igreja? O importante são os resultados? Não! Para Deus, a maneira como alcançamos algo é tão importante quanto os resultados.
O primeiro problema da competição é que ela faz surgir a inveja, que é do diabo, mas a admiração é de Deus.

A segunda consequência é que a competição produz sectarismo, uma vez que separa os irmãos em vez de uni-los. Tiago 3.16 diz que, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

Em terceiro lugar, a competição produz o orgulho de se achar melhor. Sempre haverá um grupo que se acha melhor que os demais e evidencia que eles possuem os resultados superiores. Não se espera que os que vendem uma competição sejam humildes, pois eles se vangloriam em suas próprias habilidades. No meio de uma competição não se vê generosidade ou bondade, mas cada um busca intensamente seus próprios objetivos.

O espírito de competição não produz os frutos do Espírito. Na verdade, os frutos do Espírito são incompatíveis com uma competição, pois ela produz provocação, difamações, suspeitas malignas dos irmãos, dolo, engano e contendas.

Motivação encorajadora

O padrão de Deus está em Filipenses 2.3-7. Nesse texto, temos a descrição do Espírito de Cristo, que é completamente oposto ao espírito de competição.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo…” (Fp 2.3-7).

Como podemos motivar os irmãos sem levá-los a competir uns com os outros? A competição não é a forma bíblica de levar os irmãos a avançarem. A maneira correta é a motivação encorajadora. Precisamos ser motivados pelo testemunho do outro que nos encoraja.

Espero tê-lo encorajado com esse texto.

By Pr. Aluisio

Um comentário:

  1. http://dl.dropbox.com/u/11604954/01%20Faixa%201.mp3


    O Audio dessa pregação

    ResponderExcluir