segunda-feira, 24 de maio de 2010

SEMINÁRIO DE CORTE X NAMORO


A paz amados nos próximos dias 18 e 19 de Junho realizaremos nosso seminário de Corte x Namoro, com o tema "Corte o caminho maravilhoso para os relacionamentos".
Convoque sua célula, pois Deus quer trazer a luz o caminho maravilhoso para vidas dos jovens, a palavra de Deus diz que a árvore se conhece pelos frutos,vou fazer uma pergunta para os amados, quais são os frutos dos casamentos atuais,você deve estar pensando,que estou falando do casamento do ímpio,pois este está indo de mal a pior,seria bom se fosse só o casamento do ímpio,o pior de tudo isto que uma grande percentagem dos casamentos dos crentes vão de mal a pior, e muitos chegam ao divórcio,e quando não chegam, vivem um casamento infeliz e cheios de traumas e vivem debaixo de acoselhamentos, estes são os frutos,no qual começou com uma semente a semente do namoro que gerou uma árvore, e gerou estes frutos. Por isto queremos ensinar o padrão de Deus para os relacionamentos, venha com o seu coração aberto e cheio de expectativas em Deus, para provar o caminho maravilhoso de Deus.
Segue abaixo uma post muito interessante.
Corte, ao contrário do que muitos pensam, não é um processo do namoro, não faz parte do namoro e não acontece antes do namoro. A corte está aí para preceder relacionamentos duradouros e conscientes (casamentos).

Existem duas histórias de casais, na Bíblia, que eu admiro muito... Jacó e Raquel (Gn 29) e Rute e Boaz (Rt). Claro que existem outros casais com histórias bonitas, mas esse dois são os que mais chamam minha atenção!

Jacó se apaixonou por Raquel desde a primeira vez que a viu e soube desde aquele momento que era sua futura esposa. Eu fico imaginando ele cortejando sua futura esposa durante 14 anos... E enquanto isso, ele trabalhava.
Rute, por sua humildade, servidão, bondade, companheirismo e amor, encontrou seu futuro marido trabalhando! Boaz achou graça em Rute e imagino que não foi diferente de Jacó com Raquel, se apaixonando assim que a viu...

Os relacionamentos (namoro, corte) deveriam estar diretamente ligados ao casamento, porque não há outro propósito para começar tanto um quanto outro senão o matrimônio. Como eu disse em outro post o namoro leva à intimidade, mas não necessariamente ao compromisso.

O NAMORO

O namoro, geralmente, visa tirar proveito do parceiro. É você ter nele algo que te satisfaça (que pode ser trocado por algo/alguém melhor) e que, geralmente, está ligado à paixão. É aquilo que você olha e gosta, aquilo que o exterior revela e atrai. Jeito de falar, de se vestir, de se portar... Muitos, às vezes, até começam um namoro sem se conhecer, pretendendo fazer isso no decorrer do tempo... O que pode acabar por frustrar ambos. Isso explica tantos términos de namoro se tornarem inimizades! E essa inimizade pós-namoro acontece sempre que não houver amizade, e sim defraudação mútua. Essa defraudação causa ciúmes, insegurança, brigas e mais brigas. O namoro também dá aquele ar de direitos iguais, onde a mulher não mais deve ser submissa ao homem.

A CORTE
Já a corte quer priorizar o interior... Quer atrair o outro pela amizade. Pela compatibilidade, pela cumplicidade, por se completarem realmente. É ter um relacionamento visando o crescimento espiritual, não a intimidade física. É preservar os corações em Deus, para que Ele direcione tudo entre o casal... É querer levar o outro pra mais perto de Deus, não pra mais perto de si. É você criar uma amizade verdadeira, para que quando casarem não sejam frustrados por não conhecerem o outro 'tão bem assim'...
Ao contrário do que li em vários e vários lugares, discordo quando dizem que a corte não tem intenção de noivado ou casamento... Porque, pra mim, não ter intenção de noivado e casamento é uma amizade que não precisa fazer corte. Caso contrário deveríamos fazer corte com todos os nossos amigos... rs
Uma coisa que vale ressaltar é que na corte não existem os famosos beijinhos que existem no namoro!!
E os direitos iguais são deixados de lado, com base bíblica, fazendo com que a mulher seja submissa ao homem... Fazendo com que ela seja uma auxiliadora, como o plano inicial de Deus! Assim criando um relacionamento saudável, maduro e segundo a vontade de Deus.


" Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." ( II Timóteo 2:22 )

3 comentários:

  1. Muito verdade isso tudo. O namoro é extremamente exterior. Por mais que seja 'nos padrões de Deus', é sempre motivado numa ligação que primeiro é física, e o espiritual vai ficando escondido, esquecido.
    Namoro é um laço. Expectativas são colocadas, e no fim das contas sua felicidade já está dependendo da outra pessoa, e não de Deus, que deve ser o nosso foco.
    Se esse namoro acaba, só Deus sabe o quanto da vida de um fica na vida do outro. As pessoas ficam 'usadas', assim como uma roupa velha.

    A corte é o contrário. Ao invés de laços de alma, as duas pessoas são unidas em primeiro lugar no espírito. Amizade, sonhos, alvos, realizações em Deus. Isso é priorizado. E aí, o que Deus começa a fazer é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. é isso ai concordo plenamente Deus abençoe vcs e ministério não sabia de tudo isso não kkk que a corte era importante assim kk no tempo de Deus vou fazer corte com a pessoa que Deus já preparou pra mim... =] bjuus

    ResponderExcluir
  3. boa tarde! gostaria de saber quando tera outro semninarioque fale sobre a corte.. gostaria se for posivel que me infomen, minha igreja tem esse principio.

    ResponderExcluir